Rogério Manuel dos Santos Simões concluiu a Licenciatura em Engenharia Química na Universidade de Coimbra (1984), fez um curso de Especialização em Engenharia do Papel na Escola Superior d’Enginyeries Industrial de Terrassa, Universitat Politècnica de Catalunya (1987), e concluiu o Doutoramento em Engenharia do Papel, na Universidade da Beira Interior (UBI), em 1997. É professor Associado do Departamento de Química da UBI desde 2001, desenvolvendo atividades de Ensino e de Investigação.
Ao nível do ensino lecionou diversas unidades curriculares nas Licenciaturas e Mestrados em Engenharia Química, Química Industrial, Engenharia do Papel, Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel (Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior), nas áreas da engenharia das reações bio/química, fenómenos de transferência e projeto, para além dos processos e tecnologia de produção de pasta para papel.
Na área da investigação, aprofunda e aplica os conhecimentos de engenharia das reações e de fenómenos de transferência nos processos de cozimento de madeira e branqueamento de pastas, incluindo os processos enzimáticos, bem como aos reatores aeróbios de tratamento de efluentes industriais. Na área dos materiais celulósicos, os seus principais interesses de investigação centram-se nas relações entre as características morfológicas das fibras (incluindo as nanofibrilas de celulose), as condições de processamento e as correspondentes propriedades dos produtos finais (papel, filmes celulósicos, filamentos celulósicos, etc.). Foi coordenador da área de Química dos Materiais Fibrosos, na Unidade de Investigação FibEnTech-UBI.
Rogério Manuel dos Santos Simões foi/é orientador/co-orientador científico de 8 alunos de Doutoramento e de diversos alunos de Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel (Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior), Química Industrial e Biotecnologia. Ele é também autor/co-autor de 60 artigos científicos.