biografias e contactos de todos os membros da equipa

Saiba mais sobre este membro do projeto consultado os detalhes.

Tzanko Tzanov

Investigador Consultor

Scroll Down

Tzanko Tzanov é engenheiro químico com vasta experiência adquirida internacionalmente em funcionalização bioquímica de (bio)polímeros para aplicações industriais e biomédicas, nano(bio)tecnologia, síntese enzimática, polimerização e revestimento. Ele é autor de mais de 100 artigos de revisão por pares, 14 capítulos de livros e inventor de 10 patentes concedidas. Duas destas patentes foram licenciadas à Têxtil Alberto de Sousa, S.A. (Portugal) e à Best Wool Carpets BV (Holanda), respetivamente. De acordo com o Google Scholar Citations, ele está classificado em 3.415 entre os 91.000 principais perfis de investigadores espanhóis de qualquer campo de pesquisa em todo o mundo.
Ingressou na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) em 2004 como bolseiro Ramon y Cajal (RyC) (RyC é uma bolsa concedida a jovens pesquisadores talentosos que gostariam de desenvolver sua carreira de pesquisa em uma instituição espanhola) com a ambição de criar, do zero, uma nova linha de investigação em biotecnologia aplicada. Implementando a sua forte experiência na funcionalização bioquímica de (bio)polímeros adquirida durante o seu projeto de pós-doutoramento individual financiado pela Marie-Curie na Universidade do Minho (Portugal), construiu o primeiro e ainda único grupo de biotecnologia aplicada na UPC - o Grupo de Biotecnologia Molecular e Industrial - e a sua infraestrutura de investigação avançada.
Reconhecida internacionalmente pela novidade e excelência, a sua investigação multidisciplinar em biotecnologia de polímeros e fibras, nano(bio)tecnologia, dispositivos médicos, diagnóstico no ponto de atendimento, regeneração de tecidos, estratégias antimicrobianas, cosméticos e materiais compósitos nano-habilitados de base biológica para uma ampla gama de aplicações foi iniciada e estabelecida no grupo.
A sua carreira foi construída internacionalmente em três países e instituições anfitriãs diferentes, demonstra que ele pode propor e conduzir investigações inovadoras, mostrando conhecimento científico e capacidade de vencer e executar com sucesso novos projetos. Ele criou empregos de investigação e proporcionou oportunidades de desenvolvimento de carreira para 12 investigadores juniores e 13 seniores.
Nos últimos 10 anos, foi Investigador Principal na UPC em 24 projetos multidisciplinares competitivos (19 europeus e 5 nacionais) na área de biotecnologia aplicada, nanotecnologia e saúde, e 6 contratos de transferência de tecnologia academia-indústria.